Independente de ter sido planejada toda a ação inicialmente, qual é realmente o verdadeiro problema nisso? O intuito e objetivo são bons, de caráter positivo. Então os fins justificam os meios? Nesse caso eu apoio um sim.
Talvez a descrição para a ação, a hashtag utilizada tenha parecido um tanto quanto pejorativa para algumas pessoas, mas não vejo como algo de malgrado. Ao meu ver ela remete a igualdade. Quem chamou o jogador Daniel Alves de macaco ao jogar a banana, também é um macaco, pois somos sim todos iguais, independente de raça, cor, sexualidade, etc.
O mundo publicitário gira em torno das possibilidades e oportunidades. promover pessoas e produtos é aproveitar a oportunidade.
A ideia da campanha já estava sim sendo elaborada pelo Neymar e uma agência de publicidade, mas não incluía nada relacionado ao Daniel Alves. O objetivo era mostrar que o racismo é uma ideia absurda e que a melhor maneira de acabar com o preconceito é tirar a força dele, usando a ação da pessoa contra ela mesma. No caso, comer a banana que foi jogada em campo. A campanha ia ser encabeçada por Neymar, mas quando Daniel comeu a banana a agência soltou a campanha, mesmo sem ter nenhum vinculo com o jogador ou com sua atitude.
Não consegui formar uma real opinião sobre esse tema, se sou contra a campanha ou a favor. Sei apenas que sou a favor das pessoas lutarem pela igualdade e pelo fim do preconceito e racismo. Qualquer tipo de conceito pré determinado pra uma pessoa apenas pela sua raça (ou opção sexual ou qualquer outro tipo) é verdadeiramente inconcebível. As pessoas são iguais independente de qualquer característica física ou escolha.
XOXO, Rafa R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário